Foto: Bela Magrela 66x5o
Amigos, se tem alguém feliz nesse nosso Brasilzão é o saudoso pecuarista!
Até poucas semanas atrás, tínhamos uma variação negativa nas cotações da arroba do boi gordo no ano. Com a boa melhora de preços nos últimos 60 dias, temos no início de outubro (1/10) uma variação anual positiva +9,5% sobre o preço de fechamento de dez/23.
E ao que o mercado futuro (B3) aponta, o vento segue a favor de novas altas. Veja na tabela 1.
Tabela 1.
Contratos futuros do boi gordo na B3, no fechamento do dia 1/10/2024.
Elaborado: Raphael Galo; Fonte: CEPEA e Broadcast
Hoje, além de mostrar que o mercado segue apostando em novas altas para o último trimestre do ano, quero trazer de forma rápida um lembrete: assim como o ciclo pecuário se repete (alta e baixa nos preços), o ciclo comportamental dos participantes em sua grande maioria também!
Vou só exemplificar com 3 pontos: euforia (boi a R$350,00/@ em mar/2022) depressão (boi a R$199,00/@ em ago/2023) euforia (será o próximo pico do novo ciclo de alta?). Veja na figura 1.
Figura 1.
Exemplificação do ciclo comportamental.
Fonte do autor
Talvez estejamos ando pelo “otimismo” de preços atualmente. O prudente agora é ir acompanhando o mercado, dados e estatísticas, para não nos deixar ser levados pela emoção e, novamente, não identificarmos o momento crucial de cautela no mercado: a euforia.
Invista alguns minutos se identificando e se autoavaliando em cada fase dos ciclos da imagem, pois, o ciclo irá se repetir com certeza! Mas as suas atitudes e comportamentos podem ser mudados/alterados (para melhor) e isso fará uma baita diferença no seu negócio e no seu emocional!
Receba nossos relatórios diários e gratuitos