Foto por: Bela Magrela 2ky3h
As ofertas enxutas de bovinos disponíveis para negociação estão se tornando cada vez mais evidentes. Aliada à demanda de recriadores e invernistas, essa situação tem impulsionado a alta das cotações no mercado de reposição.
De acordo com levantamento da Scot Consultoria, nas praças paulistas monitoradas, todas as categorias de machos e fêmeas registraram alta na semana. Entre os machos, o boi magro subiu 3,4%, o garrote 3,3%, o bezerro de ano 2,0% e o bezerro de desmama 2,0%. Entre as fêmeas, a vaca boiadeira teve aumento de 5,4%, a novilha de 4,5%, enquanto a bezerra de ano e a bezerra subiram 2,3% e 2,2%, respectivamente.
Na comparação mensal, as cotações da arroba das categorias de reposição apresentaram alta maias acentuada do que arroba do boi gordo, desfavorecendo a relação de troca para recriador/invernista. Em relação a outubro, os preços subiram 14,4$ para o boi magro, 12,1% para o garrote, 16,2% para o bezerro de ano e 13,3% para o bezerro de desmama. Enquanto isso, na mesma comparação, a arroba do boi gordo, em São Paulo, teve incremento de 7,3% no período.
Com isso, a relação de troca está pior para recriadores e invernistas na comparação mensal. O poder de compra piorou principalmente para o bezerro de ano, com queda de 7,7%, seguido pelo boi magro com 6,3%, o bezerro de desmama com 5,4%, e o garrote com 4,3%.
Atualmente, com a venda de um boi gordo de 19@ no estado, é possível comprar 2,45 bezerros de desmama, 2,05 bezerros de ano, 1,76 garrote e 1,43 boi magro.
É importante destacar que há resistência nas negociações com preços elevados, mas com as ofertas reduzidas, ficam limitada as alternativas no mercado.
No curto prazo, a expectativa é de novas altas para o mercado do boi gordo, devido à alta demanda, o que leva à expectativa de que o mercado de reposição continue firme.
Na comparação mensal, a relação de troca piorou para os recriadores e invernistas em todas as categorias.
O bezerro de desmama e o de ano apresentaram quedas de 12,2% e 5,6%, respectivamente. Já o garrote teve uma redução de 4,1%, enquanto o boi magro teve queda de 6,7%.
Atualmente, com a venda de um boi gordo de 19@ no estado, é possível comprar 2,44 bezerros de desmama, 2,31 bezerros de ano, 1,94 garrote e 1,56 boi magro.
Tabela 1.
Cotações de cruzamento industrial.
Fonte: Scot Consultoria - scotconsultoria-br.noticiascatarinenses.com
Tabela 2.
Indicador bezerro Esalq/B3 - MS, à vista.
Fonte: Esalq/B3 • Elaboração: Scot Consultoria - scotconsultoria-br.noticiascatarinenses.com
Tabela 3.
Cotações das categorias de reposição / machos.
* RS e SC referem-se a animais de cruzamento industrial (peso de referência do gado nelore)
Fonte: Scot Consultoria - scotconsultoria-br.noticiascatarinenses.com
Tabela 4.
Cotações das categorias de reposição / fêmeas.
* RS e SC referem-se a animais de cruzamento industrial (peso de referência do gado nelore)
Fonte: Scot Consultoria - scotconsultoria-br.noticiascatarinenses.com
Receba nossos relatórios diários e gratuitos