Os dados mais recentes indicam uma recuperação com caráter melhorador na reposição do rebanho no Rio Grande do Sul, visto que a cotação da vaca boiadeira apresentou um sobressalto significativo sobre todas as demais categorias para reposição. Isso reflete uma confiança renovada dos pecuaristas em relação ao mercado, com investimento em aquisições para a renovação do plantel. 1x2467
A oferta em leilões, uma das principais e mais tradicionais plataformas de comercialização de gado, tem sido expressiva. Nos últimos meses, a frequência de leilões tem se mantido alta, atraindo compradores e vendedores, atingindo bom desempenho e assim, sinalizando uma boa movimentação e dinamismo do setor.
Um ponto de destaque no cenário atual é a alta significativa na categoria de vaca boiadeira, com uma alta de 4,76% referente ao mês anterior, de R$ 2.142,79 para R$ 2.244,86. A vaca, como um bem de capital e um bem de consumo, gera bezerros para repor os animais do rebanho e para o abate.
Este grupo de animais, apresentou uma valorização devido à demanda sustentada pela possibilidade de engorda e abate num futuro próximo desses animais, e a importância estratégica dessas fêmeas para reprodução e manutenção do rebanho.
Os pecuaristas enfrentam um dilema: por um lado, a venda para o frigorífico pode gerar uma receita imediata, apresentando a oportunidade de aproveitar o bom momento dos preços da arroba ou do quilo; por outro, a manutenção das vacas para a estação de monta – que se aproxima com premissas otimistas para um bezerro ou terneiro valorizado em 2025/2026 - pode garantir um incremento na qualidade e manutenção quantitativa do rebanho.
A escolha entre “gancho” (abate dos animais) e o “berço” (estação de monta) é determinante para toda a cadeia pecuária e depende de fatores primordiais como o custo de manutenção, as expectativas de mercado para a carne e o plano individual de cada propriedade.
Atualmente, há um equilíbrio delicado e conservador dos tomadores de decisões, referentes à maximização do lucro imediato e o investimento em manter o rebanho. À medida em que os pecuaristas navegam por essas dinâmicas, surge a presença de uma abordagem mista para maximizar tanto o retorno financeiro, quanto prezar pelo ciclo futuro e as suas promessas.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos