Foto: Bela Magrela 66x5o
Na região Sudeste, nos estados monitorados pela Scot Consultoria, a procura por bovinos destinados à reposição diminuiu. A retração dos compradores se deve à queda no preço da arroba do boi gordo, em São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Além disso, a escassez de pastagens tem desestimulado os negócios.
Em São Paulo, os preços caíram para todas as categorias, exceto para bezerro e bezerra de ano, cujas cotações subiram 0,5% e 0,2%, respectivamente. Entre os machos, a cotação do boi magro caiu 1,4%, a do garrote 0,7% e a da desmama 1,2%. Entre as fêmeas, a cotação da vaca magra caiu 0,3%, a novilha 0,2% e a desmama 0,5%.
Em Minas Gerais, a cotação das categorias de machos caiu, com destaque para a desmama, que caiu 8,0%, seguido pelo boi magro e pelo garrote, cuja queda foi de 5%. A cotação do bezerro de ano caiu 4,3%. A única alta foi registrada para a bezerra de ano, que subiu 3,1%. Entre as fêmeas, a cotação da vaca magra caiu 6,0%, a da novilha caiu 4,0% e a da desmama caiu 1,1%.
No Rio de Janeiro, os preços caíram em todas as categorias de reposição. A cotação do boi magro caiu 1,3%, a do garrote 0,3%, a do bezerro de ano 6,9% e a da desmama 3,4%. Entre as fêmeas, a cotação da vaca magra e a da novilha caíram 0,4% e, a da bezerra de ano e a da desmama caíram 6,5% e 6,3%, respectivamente.
Figura 1.
Preços médios dos machos anelorados para reposição em R$/cabeça, nos estados da região Sudeste, monitorados pela Scot Consultoria – São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Fonte: Scot Consultoria
Figura 2.
Preços médios de fêmeas anelorados para reposição em R$/cabeça, nos estados da região Sudeste, monitorados pela Scot Consultoria – São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Fonte: Scot Consultoria
Receba nossos relatórios diários e gratuitos