Foto: Freepik 2r5i4n
Apesar das quedas registradas no mercado do boi gordo ao longo da semana ada - fator que poderia desestimular os negócios - o mercado de reposição seguiu firme.
Com a redução das chuvas no estado, a oferta de reposição tem aumentado. No entanto, o mercado permanece comprador, principalmente para as categorias mais eradas, que ficam menos tempo nos pastos.
Dessa forma, a cotação de todas as categorias de machos subiu. O destaque ficou com o bezerro de ano, cuja cotação subiu 8,8%, seguida pelo boi magro (7,3%), garrote (6,4%) e bezerro desmama (3,8%).
Por outro lado, o comportamento da cotação das fêmeas foi diferente. Apenas a cotação da vaca magra subiu, subiu 6,8%, impulsionada pela maior procura frente às demais categorias. A cotação das demais fêmeas caiu: a da novilha caiu 1,6%, a da bezerra de ano caiu 3,7% e a da bezerra de desmama caiu 8,9%.
Figura 1.
Preços médios da reposição dos machos anelorados em R$/cabeça, em Goiás.
Fonte: Scot Consultoria
Figura 2.
Preços médios da reposição das fêmeas aneloradas em R$/cabeça, em Goiás.
Fonte: Scot Consultoria
No curto prazo, a expectativa é de manutenção de uma boa oferta, com produtores retirando os animais do pasto. Ainda assim, a demanda deve seguir aquecida, o que tende a sustentar os preços.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos