• Sábado, 24 de maio de 2025
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Prognóstico climático para abril 3p5t6r

por Rodrigo De Mundo 1s3yi

Sábado, 29 de março de 2025 - 06h00

Foto por: Scot Consultoria 12j2x


Os mapas indicam que abril será um mês de contrastes no Brasil. A região Norte e partes do Nordeste devem registrar volumes elevados de precipitações, enquanto partes do Centro-Oeste e Sudeste enfrentam um período mais seco. Já as temperaturas serão acima da média na maior parte do país, com exceção do Sul, que poderá apresentar temperaturas mais amenas.

Região Norte 5wv3z

A região terá um abril caracterizado por chuvas intensas e bem distribuídas, acima da média na maior parte do território. As temperaturas médias ficarão elevadas, acima dos 27°C, registrando anomalias positivas, mas sem desvios extremos. 

O volume de precipitações deve oscilar entre 200mm e 330mm, dependendo da localidade, com os maiores acumulados previstos para o interior de Amazonas, o norte do Pará e o estado do Amapá.

Região Nordeste 5u458

Na zona da Mata, que inclui o litoral da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, as chuvas ainda são frequentes, caracterizando um abril úmido. Já no Sertão e no Agreste, a diminuição das precipitações é mais acentuada, marcando o início da estação seca em muitas áreas, contudo, os acumulados podem superar a média histórica.

No Maranhão, partes do Piauí e no Ceará, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ainda deve provocar chuvas elevadas, principalmente no norte desses estados. 

As temperaturas seguirão elevadas em todo o Nordeste, com médias entre 26°C e 31°C.

Região Centro-Oeste 4p6u2t

A região presencia o fim do período chuvoso neste próximo mês. As precipitações se tornarão cada vez mais escassas e isoladas. O volume de chuva variará entre os estados, com níveis próximos ao habitual e alguns locais apresentando anomalias negativas.

O estado que deve registrar maior precipitação no período é Mato Grosso, seguido por Goiás e o Distrito Federal. Já Mato Grosso do Sul deverá registrar os menores acumulados de chuva.

As temperaturas podem alcançar até 1,5°C acima da média, com a média da região superando os 27°C.

Região Sudeste 45n2d

Abril traz uma gradual diminuição das chuvas, embora ainda ocorram pancadas isoladas, principalmente no litoral do Rio de Janeiro e em partes de São Paulo.

As precipitações serão semelhantes em toda a região e bem distribuídas, ficando dentro do esperado, com alguns pontos isolados podendo registrar volumes acima da média. Contudo, os volumes de chuva não devem superar os 160mm. O norte de Minas Gerais deverá registrar os menores volumes.

As temperaturas começam a apresentar maior variação térmica, especialmente nas áreas serranas, onde as mínimas podem chegar a 15°C. No sul de Minas Gerais e no leste de São Paulo, as temperaturas serão mais amenas, com médias em torno de 23°C. Para o restante da região, as médias ficarão em torno de 27°C, mas o calor já não será tão intenso como nos meses anteriores, embora as anomalias de temperatura sejam positivas em toda a região.

Região Sul 1bs61

O outono chega com mais intensidade no Sul do país, onde as primeiras massas de ar frio começam a influenciar o clima. As chuvas estarão presentes e em maior volume que em outras regiões, especialmente no oeste do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, devido à agem de frentes frias. No Paraná, a precipitação deverá ser menor. 

As temperaturas caem gradualmente ao longo do mês, com mínimas que podem chegar a 10°C nas áreas mais altas da serra catarinense e gaúcha, no geral a média da região será de 20°C. Apesar das temperaturas mais amenas, elas serão maiores do que as registradas nos últimos anos.

Figura 1.
Mapa de precipitação total prevista para abril (mm).

Fonte: INMET

Figura 2.
Mapa de anomalias de precipitação prevista para abril (mm).

Fonte: INMET

Figura 3.
Mapa de temperatura média prevista para abril (°C).

Fonte: INMET

Figura 4.
Mapa de anomalias de temperatura prevista para abril (°C).

Fonte: INMET


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária 2o5n32

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja 5m364b