• Sexta-feira, 23 de maio de 2025
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Prognóstico climático para maio 2r1u4j

por Rodrigo De Mundo 1s3yi

Sábado, 3 de maio de 2025 - 06h00

Fonte: Scot Consultoria 2z2q2v

Região Norte 5wv3z

A região terá chuvas mais concentradas nas áreas ao Norte. Roraima, Amapá, Norte do Pará e o Norte do Amazonas terão acumulados que podem variar entre os 200 e 300mm, com áreas isoladas podendo ultraar os 300mm. No entanto, as chuvas vêm diminuindo nesses estados, devido à migração precoce da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para o Hemisfério Norte.

Com isso, nas demais áreas, como Acre, Rondônia, Sul do Amazonas e Sul do Pará, o volume de chuvas tende a ser menor, ficando próximo ou até abaixo da climatologia habitual para o mês em determinados pontos. As precipitações devem variar entre 80 e 200mm.

No Tocantins, o volume de chuva será diferente do restante dos estados, com acumulados baixos, atingindo no máximo 100mm no extremo Norte. À medida que avança para o Sul do estado, as precipitações diminuem, podendo haver áreas sem registro de chuvas. Apesar disso, o estado deve ficar próximo da média esperada para o período.

As temperaturas médias seguirão elevadas, variando entre 26°C e 30°C, com anomalias positivas, sem grandes extremos.

Região Nordeste 5u458

Maio será caracterizado pela redução das chuvas em grande parte do Nordeste, se comparado com o mês de abril, apesar de que as precipitações estarão próximas ou acima da média em várias regiões.

Na Zona da Mata e na faixa Norte da região, os acumulados de chuva serão mais significativos, variando entre 100 e 230mm. No entanto, à medida em que se avança para o interior, os volumes diminuem drasticamente. Na maior parte do Sertão, as precipitações não ultraarão os 60mm, com áreas podendo registrar ausência total de chuvas durante o mês de maio.

As temperaturas médias permanecerão elevadas, entre 26°C e 30°C na maioria das áreas, com pontos isolados no interior da Bahia, Ceará e Pernambuco mais próximos aos 20°C.

Região Centro-Oeste 4p6u2t

O mês marcará a transição para a estação seca no Centro-Oeste. As chuvas serão mais escassas e mal distribuídas, com acumulados entre 25mm e 65mm no Leste de Mato Grosso e em Goiás. No Noroeste de Mato Grosso, as precipitações poderão alcançar até 100mm em alguns pontos.

Em Mato Grosso do Sul, os volumes de chuva serão mais elevados, porém sem excessos, com acumulados variando entre 60 e 130mm. Os maiores índices devem ocorrer no Sul do estado, diminuindo progressivamente em direção ao Norte.

Apesar da tendência de redução, os mapas apontam para volumes próximos a média histórica, com áreas isoladas registrando anomalias positivas de chuva, devido à chegada de frentes frias.

Nas regiões de Mato Grosso, Norte e Oeste de Goiás e Noroeste do Mato Grosso do Sul, as temperaturas devem permanecer acima de 24°C, com pontos isolados ultraando 27°C. Já no Sul e Leste de Goiás e no restante do Mato Grosso do Sul, as médias serão mais amenas, variando entre 19°C e 23°C.

Região Sudeste 45n2d

Maio terá acumulados de chuva acima da média em partes de São Paulo. Em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro os volumes ficarão dentro da média histórica.

As condições de chuva em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro serão bastante similares, com volumes pluviométricos previstos entre 20 e 70mm durante o período. Contudo, algumas localidades do interior e do Norte mineiro podem experimentar ausência de precipitações. 

Já no estado de São Paulo, o padrão pluviométrico apresentará maior variação regional. A porção Norte deve registrar chuvas dentro da média histórica, com acumulados entre 40 e 60mm, enquanto a região Sul do estado receberá volumes significativamente maiores, que podem variar de 60 a 130mm.

As temperaturas ficarão acima da média em toda a região. Norte de Minas e Espírito Santo terão as maiores médias, entre 22°C e 25°C. São Paulo, Rio de Janeiro e o Sul de Minas ficarão mais amenos, com médias de 17°C a 22°C.

Região Sul 1bs61

O Sul do Brasil será a região mais impactada pelas massas de ar frio durante maio. As temperaturas cairão de forma gradual, com médias entre 12°C e 17°C no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Paraná, as médias serão um pouco mais elevadas, entre 17°C e 22°C.

As chuvas tendem a ficar dentro ou acima da média na maior parte da região, com exceção do Oeste do Paraná. Os acumulados ficarão entre 100 e 200mm, mas com grande variabilidade local, dependendo do avanço das frentes frias.

A ocorrência de geadas nas áreas mais elevadas é provável, especialmente em meados e no final do mês.

Figura 1.
Mapa de precipitação total prevista para maio (mm).

Fonte: INMET

Figura 2.
Mapa de anomalias de precipitação prevista para maio (mm).

Fonte: INMET

Figura 3.
Mapa de temperatura média prevista para maio (°C).

Fonte: INMET

Figura 4.
Mapa de anomalias de temperatura prevista para maio (°C).

Fonte: INMET


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária 2o5n32

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja 5m364b