Fonte: Bela Magrela 2n4848
Para a última semana de maio, a previsão aponta para uma redução nos volumes de chuva em grande parte da região, com anomalias negativas de até 25mm, com exceção da faixa mais a Oeste, onde os volumes devem se manter dentro da média histórica.
Os maiores acumulados estão previstos para o Norte do Amazonas, Roraima, Amapá e algumas áreas do Noroeste do Pará. Nestas localidades, os volumes devem variar entre 25 e 80mm, com os maiores índices concentrando-se nas porções mais ao Norte.
Nas demais áreas da região, a expectativa é de chuvas fracas (abaixo de 15mm) ou mesmo ausência de precipitações.
A expectativa para o Nordeste é de redução nas chuvas. Áreas do Oeste, litoral Norte e litoral Leste devem registrar anomalias negativas de precipitação, a exceção é o interior do Sertão, onde os volumes devem se manter próximos da média histórica.
As chuvas serão mal distribuídas e irregulares. As regiões onde os acumulados podem ser considerados relevantes incluem o Noroeste do Maranhão e a Zona da Mata, com volumes em torno de 30mm. Ainda assim, esses acumulados devem ser menores que os registrados nas duas semanas anteriores.
Nas demais áreas da região, a previsão é de ausência de chuva, com possibilidade de volumes isolados e inferiores a 15mm.
Em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, a previsão para o final de maio indica precipitações abaixo da média histórica, com anomalias negativas que podem chegar até 30mm. Espera-se para esses estados, ausência de chuvas, e, nos locais onde houver precipitação, os volumes não devem ultraar os 10mm.
Já em Mato Grosso do Sul, o cenário é diferente. A previsão indica volumes dentro da média histórica para o período, com chuvas fracas espalhadas por todo o estado, podendo atingir até 25mm.
Apesar da previsão indicar baixos volumes de chuva, os acumulados na região deverão superar os registrados nas duas semanas anteriores. Espírito Santo, Rio de Janeiro, interior de Minas Gerais, bem como as porções Leste e Oeste de São Paulo, tendem a apresentar volumes dentro da média histórica. As demais áreas devem registrar precipitações ligeiramente abaixo da média.
As chuvas serão pontuais e mal distribuídas, com acumulados que não devem ultraar os 25mm.
Na última semana, as chuvas ganharam força, embora grande parte da região continue apresentando volumes abaixo da média - cenário que deve se manter até o fim de maio.
As maiores precipitações estão previstas para o Sul do Rio Grande do Sul, onde os acumulados podem atingir até 35mm. No restante da região, a expectativa é de volumes próximos dos 20mm.
Figura 1.
Mapa de precipitação total prevista de 26/5/2025 até 1/6/2025 (mm).
Fonte: NOAA
Figura 2.
Mapa de anomalias de precipitação prevista de 26/5/2025 até 1/6/2025 (mm).
Fonte: NOAA
Mercado Sem Rodeios - Episódio 485 - Mercado do boi, gripe aviária e fertilizantes
Receba nossos relatórios diários e gratuitos