Segundo previsões do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) o Brasil deve superar os Estados Unidos (EUA) em exportação de soja na safra de 2006. O esperado é que nos exportemos 26,07 milhões de toneladas contra 24,47 dos EUA.
Esta diferença deve se acentuar com o ar dos anos, pelo fato do Brasil estar com sua produção cada vez mais voltada para o mercado externo, e os EUA direcionando sua produção para o mercado interno.
A demanda Norte Americana pela oleaginosa é alta devido à necessidade do óleo derivado do farelo de soja.
Outro fato que contribui para isto é o aumento na demanda pro etanol, o que destina as novas áreas para o cultivo de milho e não de soja.
A soja brasileira tem sido bastante competitiva, principalmente neste ano que ou, quando a quantidade de exportada nos meses de outubro de 2005 e janeiro de 2006 foi elevada, época em que os EUA historicamente dominam a comercialização de soja mundial.
Este fato ocorreu devido a problemas de logísticas, causados pelo furacão Katrina.
A USDA informou que houve um aumento de 9,8% no estoque americano, quando comparado a suas estimativas de janeiro. Este resultado é devido a redução da exportação e moagem do grão pelos EUA. (EMC)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>