Foto: Freepik 2r5i4n
A Petrobras confirmou a retomada das operações das unidades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), nos polos industriais de Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE). Ambas estavam inativas desde 2023. A reabertura marca um movimento estratégico da estatal para fortalecer a produção nacional de insumos essenciais à agricultura, em um momento em que o Brasil busca reduzir a dependência externa de fertilizantes.
A unidade da Fafen-BA tem capacidade para produzir cerca de 1300 toneladas por dia de ureia, e a Fafen-SE tem capacidade para 1800 toneladas diárias. A ureia é um dos principais fertilizantes nitrogenados utilizados na agricultura brasileira.
Em abril, as importações de fertilizantes foram de 3,63 milhões de toneladas, um aumento de 20,5% em comparação com abril de 2024 (3,01 milhões de toneladas). Este número estabelece um recorde para o mês, superando o anterior registrado em 2022 (3,21 milhões de toneladas). Esses dados tornam evidente a dependência da importação pelo Brasil no setor de fertilizantes, especialmente de ureia, cuja maior parte é importada da Rússia, China e nações do Oriente Médio.
A reativação das fábricas da Petrobrás é um avanço na capacidade produtiva nacional. Somadas, as unidades de Camaçari e Laranjeiras produzirão cerca de 3.100 toneladas diárias de ureia, ou mais de 1 milhão de toneladas por ano, considerando uma operação contínua. Esse volume poderia atender entre 12% e 15% da demanda nacional.
A produção nacional permitirá uma redução parcial nas importações, aliviando o impacto das flutuações do mercado internacional (principalmente logística). O Brasil importou, no primeiro trimestre de 2025, 7,9 milhões de toneladas de fertilizantes, alta de 10,9% em relação ao mesmo período de 2024, puxada pela expansão do cultivo das culturas de inverno.
Outro benefício direto da retomada é a geração de empregos e estímulo à economia local. A reabertura das unidades deve criar cerca de 1.320 empregos diretos e indiretos, fortalecendo o tecido econômico regional e promovendo desenvolvimento industrial.
A reabertura das unidades da Fafen representa um o estratégico não apenas para o setor agrícola, mas para a segurança econômica do país. Em um cenário internacional instável, com riscos geopolíticos, guerras comerciais e insegurança logística, depender excessivamente da importação de insumos básicos como fertilizantes coloca em risco a competitividade e a previsibilidade do setor produtivo.
Com essa medida, o Brasil caminha para a diversificação da matriz de suprimento, fortalece a indústria de base, e proporciona estabilidade aos produtores nacionais, especialmente em períodos críticos, como o do plantio.
Referências
Farmnews. Disponível em: https://www.farmnews.com.br/mercado/importacao-de-fertilizantes-pelo-brasil-embarque-e-preco-no-1o-trimestre-de-2025/
Federação Única dos petroleiros. Disponível em: Petrobrás anuncia retomada das FAFENS na Bahia e Sergipe | FUP - Federação Única dos Petroleiros
Jornal Camaçari. Disponível em: Petrobras vai reabrir fábrica de fertilizantes (FAFEN) no Polo de Camaçari e 1,3 mil novas vagas de emprego serão criadas | Jornal Camaçari
Fique Sabendo - Cotações de bovinos cruzados em Santa Catarina
Receba nossos relatórios diários e gratuitos